Fornecimento

Putin garante a Bolsonaro que Rússia manterá fornecimento ininterrupto de fertilizantes ao Brasil

Segundo o serviço de imprensa russo, Putin ressaltou que o país está comprometido com as obrigações firmadas com os agricultores brasileiros.

Em ligação telefônica, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, que a Rússia vai manter o fornecimento ininterrupto de fertilizantes ao Brasil, informou o Kremlin nesta segunda-feira (27).

Segundo o serviço de imprensa russo, Putin ressaltou que o país está comprometido com as obrigações firmadas com os agricultores brasileiros.

"O presidente da Rússia fez uma avaliação detalhada das causas da difícil situação no mercado global de produtos agrícolas e fertilizantes. Ele enfatizou a importância de restaurar a arquitetura do livre comércio de alimentos e fertilizantes, que entrou em colapso sob as sanções ocidentais. Nesse contexto, Vladimir Putin garantiu que a Rússia está comprometida em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros", diz o comunicado.

Na conversa, Putin e Bolsonaro reafirmaram a intenção de fortalecer a parceria, incluindo a expansão da cooperação em agricultura e energia.

"A intenção mútua de fortalecer consistentemente a parceria estratégica entre os dois países, incluindo a expansão da cooperação em vários campos, como a agricultura e a energia, foi confirmada", afirmou o Kremlin.

Segundo o comunicado, os líderes discutiram "em detalhes" os problemas da segurança alimentar global.

Putin e Bolsonaro também abordaram temas da agenda internacional, inclusive a presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) a partir de 1º de julho.