Recomende este post!

Fechar

Enviar


1 – Para comentar no portal ContextoExato você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Sempre que comentar no portal ContextoExato você poderá optar por assinar seu comentário com seu nome completo ou com o apelido que escolheu. A publicação do seu e-mail junto com o seu comentário também é opcional.

3 – Serão eliminados do portal ContextoExato os comentários que:

      a - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;

      b - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;

      c - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

      d - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

      e – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

4 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:

      a - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:
 

1 – No porta ContextoExato, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

  • Fechar Enviar

Brasil, Brasília - Distrito Federal, 19 de novembro de 2017

Idosos criam livro e treinam memória

Idosos criam livro e treinam memória
Educadora propõe a moradores de residencial – metade com Alzheimer
Por Edison Veiga, O Estado de S.Paulo - 17/05/2017 - 15:31:13

“Eu pude escrever, eu pude contar uma história que eu sempre queria contar.” A frase, de Therezinha Carelli dos Santos, de 88 anos, mãe de três filhos e avó de quatro netos, resume bem a importância e a simplicidade do projeto que culminou com o livro Histórias Que Se Encontram, recém-lançado pelo GerosCenter, espaço de lazer e de manutenção de saúde física e mental do Lar Sant’Ana, residencial de idosos mantido pela Liga Solidária no Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

 

No fim do ano passado, ao longo de quatro encontros de 1h30 cada, 18 vovós e vovôs tiveram a ajuda da educadora social e especialista em políticas públicas Cida Lemos para traduzir em palavras e ilustrações quatro contos, quatro histórias que eles gostariam de contar. 

 

Voluntária, foi a primeira vez que Cida trabalhou com esse tipo de público. E com um desafio: metade dos participantes tem doença de Alzheimer. “O livro é a síntese de nossas atividades. Trabalhamos a memória do aqui e do agora”, diz a educadora. “Com técnicas de teatro e ilustração, conseguimos extrair as histórias que gostariam de escrever.”

 

A Família Feliz, A Renovação, Tico e Fada e Dois Amigos são obras coletivas. As histórias foram assinadas por todos os participantes: Anna Miguel Attie, Aylsa Ludovice Peake, Carmen Costa Verlangieri, Dagmar Barretto Araújo, Eloah Galvão Rodrigues, Francisco Sera Rocasalbas, Isolina Guimarães Salles, Maçae Inada, Maria Alice Carvalho de Resende, Maria Aparecida Salgado Orsi, Maria Isabel Vasquez Gonzalez, Maria José Sawaia, Maria Perpétua da Cunha Mendes, Rosaly Muniz Ribeiro Herling, Taka Hattori, Therezinha Carelli dos Santos, Therezinha de Souza Granziera e Therezinha Prada Estrela.

 

“Para mim, o principal resultado do projeto foi a união que se formou entre nós. Nos encontros, cada uma queria projetar a história da amiga”, diz Maria Alice de Resende, de 90 anos, mãe de quatro filhos, avó de quatro netos e bisavó de dois. “O que mais vale é a amizade.”

 

Autógrafo. No fim de abril, o livro foi lançado para familiares no próprio Lar Sant’Ana. “Foi a nossa manhã de autógrafos”, orgulha-se Anna Miguel Attie, de 84 anos, três filhos, seis netos, uma bisneta. De acordo com Cristiane Felipe, gestora do GerosCenter, a ideia é promover uma nova leva em breve. “Se tudo der certo, faremos um por ano”, adianta.

Compartilhe:
Compartilhe!

0

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:

Mais notícias acesse

ContextoExato

Mais notícias acesse

ContextoExato