Recomende este post!

Fechar

Enviar


Regras do Blog Edson Sombra

1 – Para comentar no Blog do Edson Sombra você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Sempre que comentar no Blog do Edson Sombra você poderá optar por assinar seu comentário com seu nome completo ou com o apelido que escolheu. A publicação do seu e-mail junto com o seu comentário também é opcional.

3 – Serão eliminados do Blog Edson Sombra os comentários que:

      a - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;

      b - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;

      c - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

      d - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

      e – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

4 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:

      a - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:
 

1 – No Blog do Edson Sombra, respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.

  • Fechar Enviar
>

Brasil, Brasília - Distrito Federal, 23 de fevereiro de 2017

cartao-brb
  • É o Veneno em sua Mesa

    Silenciado o canto das juritis. Aves nativas são mortas por agrotóxicos na Ponte Alta, no Gama-DF

    O veneno que mata o pássaro também mata o homem

    Portal Gama Livre/Youtube - 19/12/2016 - 21:01:13

    O que o agrotóxico e a omissão do Estado estão causando no Gama, DF, e na sua saúde. É o veneno em sua mesa.

    A seguir relato e fotos de um cidadão do Gama preocupado com o meio ambiente e a saúde das pessoas

    Várias espécies de aves nativas tem sido envenenadas na região da Ponte Alta de Baixo, nas lavouras localizadas nas margens da rodovia DF-180 que liga esta a DF-290 à Br-060 (entroncamento do Engenho das Lages) . Foi constatada a mortandade desses pássaros nas plantações de milho, causada por uso de um agrotóxico conhecido como furadan, conforme informações apuradas no local pela Patrulha de Inteligência Ambiental.

    Continuar Lendo

    Numa dessas lavouras de milho um gavião ao se alimentar de uma juriti também foi morto. A ave estava envenenada.

     

    Esse agrotóxico, que é misturado nas sementes na hora do plantio, envenena as aves que tentam se alimentar. É colocado nas covas com objetivo exclusivo de eliminar essas aves que desenterram as sementes e se alimentam, até mesmo depois de germinadas. É um método criminoso —a aplicação de tal agrotóxico— que além de ameaçar a extinção dessas aves, causa danos ao meio ambiente e à saúde humana. Esse agrotóxico, de acordo com pesquisas, infiltra no solo contaminando-o, chegando até às águas e permanece na planta da raiz ao fruto e ao ser consumido pode provocar câncer e morte em animais ruminantes, e também ao homem.

     

    Existem outros métodos de proteger o plantio dessas lavouras dessas aves, um deles é fazer uso de rojões, alto-falantes com ruídos estridentes, vigilância, espantalhos, e outros.

     

    Alguns agricultores dessa região ao fazer o plantio, deixam espalhados fora das covas grãos dessas sementes para essas aves se alimentarem, evitando que não desenterrem as que foram semeadas. Poucos agricultores da Ponte Alta não utilizam esse agrotóxico, usando métodos não danosos ao meio ambiente e ao homem para preservar as suas lavouras.

     

     CRIME AMBIENTAL

     

    A utilização desse agrotóxico nas lavouras é crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98 no seu artigo 56. O Decreto 3.179/99 que regulamenta esta lei reza no seu artigo 43-São crimes, produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou em seus regulamentos: Multa de R$ 500,00 ( Quinhentos reais) a R$ 2.000.000,00 ( dois milhões de reais) 

     

    O emprego de produtos químicos no combate às ervas daninhas e pragas nas lavouras, pode causar sérios problemas ao solo, ao meio ambiente, contaminar os alimentos e acabar causando danos ao consumidor final dos alimentos, em geral, de natureza respiratória, neurológica, cancerígena, entre outras. Intoxicação, dor de cabeça, mal estar, fraqueza, sonolência e dor no estômago são alguns dos principais efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde das pessoas que trabalham com esses produtos.

     

    Uma equipe da Patrulha de Inteligência Ambiental, ONG que investiga crimes ambientais, esteve nessas lavouras e registrou a morte dessas aves e até armadilhas para capturá-las (veja fotos). No lado oficial uma viatura do BPMA-DF do GTA ( Grupo Tático Ambiental) esteve numa dessas lavouras, ouviu trabalhadores mas não registrou fotos de aves mortas.

     

    Tudo leva a crer que está havendo descumprimento do artigo 225 da Constituição Federal e da Lei 9.605/98 por parte dos órgãos do Poder Público encarregados de proteger o meio ambiente, não fiscalizando a forma de plantio dessas lavouras no DF. Aonde estão a EMATER-DF, IBRAM, DEMA, entre outros,

     

    Uma cena que não se repete mais às tardes na avenida Contorno, margeando à quadra 12, Conjuntos A e B, do Setor Sul do Gama, é revoada das juritis (pombas do bando) vindo da região da Ponte Alta de Baixo e indo para o pouso na região de Santa Maria. Tem sido assassinadas nessa região.

     

    Além do agrotóxico, arapucas são colocadas para captura das aves.

    Fechar

    • Erasmo Moraes Oliveira - 20/12/2016

      Estes crimes são inaceitáveis, deveria ser CRIME HEDIONDO, só não são JURITIS, no nordeste são as famosas Asa Branca, aqui são conhecidas como Monte Cristo.

banner seguros BRB

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:

Mais Destaques de Brasília

radiowebidentidade
Untitled Document
S M T W T F S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4

Arapiraca,

Parcialmente Nublado

25 ºC

75 %

umidade

Intensidade do Vento: 28.97 Km/h

NOTÍCIAS ANTERIORES